A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Voto, democracia e corrupção

* Por Jones Brandon

O Brasil é um país presidencialista no qual a escolha de seu líder dar-se por eleições diretas. Nessa ocasião, a tensão predomina simultaneamente com a corrupção, e torna-se comum a indústria dos votos.
No passado, a democracia era muito almejada e necessitou de inúmeros sacrifícios para se concretizar, porém atualmente é desvalorizada com a venda de votos.
A extrema pobreza, característica marcante do subdesenvolvimento, pode ser considerada a causa da comercialização do voto, afinal o pobre e necessitado não poderá suportar tais subornos, porque se trata de sua existência.
Infelizmente, as pessoas estão cada vez mais capitalistas, esquecendo, assim, a razão e transformando o mundo em pura corrupção e descaso social. Reclamações frequentes e pessimismo diante do governo são frutos da irracionalidade em épocas de eleições.
A importância de um pequeno gesto para o destino do país, o voto, deverá ser invendável para que surjam modificações significativas no bem-estar do Brasil. Nas eleições, deve-se corrigir alguns erros passados.
Pode-se constatar que a corrupção existente no país é proveniente de más escolhas, estas são responsáveis pelo grande número de problemas aparentemente sem solução. Votar com consciência é traçar os caminhos para a melhoria da sociedade.

* Jones é aluno terceiranista do Colégio Carlina Barbosa de Deus e estagiário do Ministério Público do Estado da Bahia.